Como sempre, existem várias maneiras diferentes, mas aqui descrevo o meu processo, que é bem simples.
A minha CNC LASER usa um tipo de controladora básico, que não suporta o uso de G-Code nem o controle da potência por software e é operada originalmente por meio de um plugin do programa Corel Draw. Eu como prefiro evitar o Windows e o Corel, uso um programa chamado K40Whisperer em conjunto com o software gráfico Inkscape, que inclusive tornam a operação da máquina mais fácil e mais eficiente do que o software original.
A imagem em formato SVG e pode ser lida pelo K40Whisperer. Embora o software também suporte o formato DXF, eu geralmente uso SVG.
O software utiliza uma codificação de cores para determinar as ações a serem tomadas. Azul para gravação vetorial (traçado de contorno) e vermelho para corte. Qualquer outra cor é considerada gravação bitmap (raster).
Imagens bitmap podem ser convertidas em formato vetorial pelo Inkscape ou também podem ser utilizadas no formato original, desde que sejam inseridas em um arquivo SVG.
O arquivo SVG carregado no programa pode então ser enviado para o LASER.
E o resultado (após uma limpeza):
Fotografias também podem ser inseridas em um arquivo SVG e são tratadas como gravação raster pelo programa K40, não importando se forem coloridas ou não. Eu geralmente prefiro fazer um pré tratamento em fotografias, convertendo para formato preto-e-branco pontilhado (1-bit de cor) antes de passar para o LASER. Assim tenho mais controle sobre o contraste e resolução. Dependendo do material em que a imagem será gravada, por exemplo, para gravar em pedra, vidro ou acrílico, pode também ser necessário converter a imagem em negativo, dependendo do efeito desejado. Para estas operações, eu utilizo o software GIMP
Mais alguns vídeos de exemplo. O vídeo abaixo mostra o laser cortando chaveiros em uma chapa de MDF de 3 mm.
O vídeo abaixo mostra o corte de duas cartas de Tarot a partir de uma chapa de compensado 5 mm.